Sprays, aerossóis, atomizadores. Esses são os nomes dos cosméticos em frascos sob pressão. Eles são fáceis de usar e dão efeitos instantâneos. Mas esses produtos são seguros para a nossa saúde?
Desodorantes, sprays de cabelo, shampoo a seco, esmalte, meia-calça em spray. Todos esses cosméticos têm uma coisa em comum: fórmula em spray. O primeiro frasco com um bico distribuidor foi feito nos anos 20 do século 20. Porém, os primeiros produtos em spray apareceram nas lojas 30 anos depois e eles ainda têm grande popularidade. Aconteceu de os frascos de aerossol serem perfeitos para o armazenamento de várias substâncias. Por quê? Eles protegem o produto contra danos, o aplicador é fácil de usar e eles aumentam a durabilidade do cosmético. Infelizmente, os sprays também têm várias desvantagens. O clorofluorcarbono, incluído nos sprays, destrói a camada de ozônio, portanto nos expõe aos efeitos prejudiciais da radiação UV. Nos anos 90, essa substância perigosa foi substituída por propano e butano, que são indiferentes ao meio ambiente (mas não à saúde).
Você provavelmente não tinha consciência de que o desodorante pode ser um intoxicante potente quando mal utilizado. Se os componentes químicos incluídos no cosmético entrarem na sua corrente sanguínea, eles podem causar alucinações, acelerar os batimentos cardíacos e causar distúrbios de consciência. Por isso, devemos utilizar desodorantes em locais bem ventilados e mantê-los a mais ou menos 15cm de distância da pele. Cosméticos em spray também contêm substâncias inflamáveis. Aquecer o cosmético a 50 graus Celsius ou exposição longa aos raios solares pode causar explosão.
Antes de usar qualquer cosmético em spray, leia o folheto ou descrição do produto no rótulo cuidadosamente. Lembre-se que aplicar desodorantes ou cremes de barbear na epiderme danificada causa irritação. Além disso, muitas substâncias prejudiciais penetram no organismo e causam sérios problemas de saúde. Corantes e fragrâncias em sprays também podem causar efeitos similares.