10 Usos Do Óleo De Sésamo Para Os Cabelos

O óleo de sésamo tem sido usado por séculos para tratar vários tipos de problemas de cabelo. É excelente para tratar e hidratar os cabelos, já que contém ácido graxo, muitas vitaminas e proteínas. O óleo também ajuda a restaurar a saúde dos fios danificados, proporciona uma maleabilidade natural, protege dos raios UV e é usado para tratar condições como caspa, queda de cabelo e problemas de couro cabeludo. Mas como você deve usar este produto abençoado para cuidar do seu cabelo? Aqui estão 10 sugestões.

1. Faça uma reaplicação

Reaplicar óleo de sésamo no seu cabelo depois de cada lavagem fará maravilhas para manter os cabelos nutritivos, macios e saudáveis. Aplique uma pequena quantidade em toda a parte da extensão até o couro cabeludo. Massageie suavemente e deixe o óleo trabalhar por pelo menos 20 minutos antes de enxaguar.

2 Prevenção de pontas duplas

As pontas duplas são provavelmente o resultado do desbotamento causado por processos químicos e fatores ambientais, mas você pode usar óleo de sésamo para preveni-las. Depois de lavar os cabelos, aplique uma boa quantidade do produto na extremidade, enluvando-a toda para evitar que se partam.

3. Tratamento para cabelos secos

Se você sofre de cabelos ressecados, aplicar óleo de sésamo pode ajudar a devolver às madeixas a hidratação e o brilho saudáveis. Aplique e massageie suavemente o produto no couro cabeludo e nos fios, e certifique-se de enxaguar bem depois aguardar pelo menos 20 minutos antes de lavar.

4. Proteja do sol

O óleo de sésamo é excelente para proteger os fios dos danos causados pelo sol, pois nutre, hidrata e mantém a cor dos cabelos intacta. Aplique o produto no seu cabelo antes de exposição à luz solar direta e/ou uso de ferramentas de aquecimento.

5. Proteção contra escovas térmicas

Esfregar óleo de sésamo nas mechas antes de pentear com escova térmica ou ferro de ondulação é uma excelente maneira de proteger os fios dos efeitos destruidores do calor. O uso deste produto evita que as áreas sensíveis se quebrem e se desprendam.

6. Prevenção de caspa

A caspa é causada por cabelos secos, resistência ao pente, ressecamento do couro cabeludo e danos ao couro cabeludo. O óleo de sésamo tem propriedades antifúngicas, o que o torna excelente para prevenir a caspa. Aplique-o no couro cabeludo e massageie suavemente, deixe o óleo trabalhar por 10 minutos e enxague com água fria.

7. Estimulação do crescimento dos cabelos

O óleo de sésamo é ideal para estimular o crescimento dos cabelos, pois contém um composto natural chamado ácido oleico. Quando aplicado regularmente no couro cabeludo, o produto ajuda a estimular o fluxo de sangue, bem como nutrição adequada, estimulando assim o desenvolvimento de novos cabelos.

8. Proteção contra o pó

Produtos químicos como peróxido de hidrogênio, amônia, resíduos de tinta, etc. também afetam a saúde dos cabelos. Por isso, aplique óleo de sésamo antes de sair de casa para proteger seus cabelos da poeira, partículas e afins. Desta maneira, você evitará danos causados por exposição a estes elementos.

9. Proteção até as pontas

O que muitas pessoas não sabem é que a maior parte dos danos ao cabelo ocorrem devido à exposição ao sol, uso de ferramentas de aquecimento e poluição. Por isso, para proteger o cabelo de danos externos, recomenda-se aproximadamente meia colher de óleo de sésamo até as extremidades. Isso permitirá que o óleo chegue aonde é mais necessário.

10. Prevenção de quebra

O óleo de sésamo possui propriedades emolientes que ajudam a amaciar os cabelos, mantendo-os hidratados. O produto também protege a estrutura interna do cabelo, o que ajuda a prevenir a quebra. Aplique óleo nas pontas com uma frequência moderada para evitar que os fios sejam danificados.

Como você pode ver, o uso regular de óleo de sésamo pode ajudar a proteger, fortalecer e reparar nossos cabelos. Ele é rico em proteínas, ácido oleico e muitos nutrientes, o que torna este produto ideal para tratar o cabelo danificado. Para obter os melhores efeitos, use o óleo nos seus cabelos ligeiramente úmidos e mantenha-o na textura durante 10 minutos pelo menos uma ou duas vezes por semana.