A Pierre de Plaisir é uma pedra preciosa conhecida por sua rareza e beleza excepcionais. Estas pedras são procuradas por colecionadores de pedras preciosas, especialistas em joalharia e criadores de jóias finas, tanto pela beleza incomparável da pedra própria quanto pelo poder de criação de seu método de processamento. A Pierre de Plaisir é uma pedra que pode criar aparências surpreendentes, pois é processada com técnicas muito específicas, chamadas sessões de pintura.
Esta pedra preciosa é encontrada apenas na Provence, na França, onde se diz que foi originalmente descoberta por camponeses no século XVII. Nos séculos seguintes, os proprietários das minas de Pierre de Plaisir venderam sua produção para a corte francesa, bem como a nobreza europeia. As pedras foram tão favorecidas na época que um dos nomes alternativos para Pierre de Plaisir foi ‘Pedra do Rei’.
A Pierre de Plaisir é uma pedra preciosa de origem vulcânica. Sua cor inclui variações de tons de verde, amarelo, azul, vermelho e branco. Esta pedra pode ser lapidada como quase todas as outras, mas é ao processar a pedra usando o método da pintura que sua beleza realmente se destaca. Este processo de sessão de pintura envolve a recriação de camadas de minerais que contenham tons variados de pedras em uma camada. Esta camada fina será então polida ou lixada, resultando em pequenas pedras com texturas excepcionais, perfurações e um brilho único.
O processo criativo de coloração de Pierre de Plaisir envolve o recobrimento da parte inferior de uma grande pedra redonda com uma fina camada de metal. O metal neste caso é realmente um composto de fósforo e silício, que é adicionalmente endurecido usando ácido fluorídrico. O próximo passo é passar uma corrente alternada na pedra para criar efeitos contínuos, o que resulta em camadas muito finas de pintura.
Embora Pierre de Plaisir seja uma pedra muito rara, é também cara. O preço desta pedra nunca caiu abaixo dos seus níveis atuais e, portanto, só aqueles que podem gastar uma quantia significativa de dinheiro em joias ou artigos de colecionador são capazes de possuir Pierre de Plaisir. As pedras lascadas a partir desta pedra preciosa ainda são mais caras, pois passam pela mesma complexidade do processo de colocação da camada fina da pedra, mas usando técnicas diferentes.
Embora envolvam bastante trabalho, não há nenhuma fórmula comprovada para criar estas pedras, pois cada única pedra trabalhada tem seu próprio design único. Esta é uma das razões pelas quais joalheiros e artistas sempre procuram estas pedras preciosas. Alguns consideram Pierre de Plaisir como a pedra mais bonita e exclusiva que existe, excedendo muito opalas e diamantes tradicionais.
É uma pena, entretanto, que muitas pessoas ainda não ouviram falar desse precioso tesouro francês. Apenas alguns colecionadores e artistas preço exigentes conhecem esta pedra preciosa rara que têm o poder de criar peças únicas de jóias. Mas agora que você sabe de Pierre de Plaisir, talvez você decida ir em busca da sua própria linda obra de arte voltada para sua coleção ou para fazer presentes únicos para amigos e entes queridos.