Como NÃO Usar Óleo de Rícino no Seu Cabelo

O óleo de rícino é amplamente utilizado em vários tipos de tratamentos capilares, mas muitas vezes, as pessoas não sabem exatamente o que é preciso para usá-lo corretamente e de forma segura. Aqui estão algumas dicas sobre como você NÃO deve usar o óleo de rícino no seu cabelo:

Não Misture Óleos

Às vezes, você pode achar que a combinação de óleos variados é a melhor maneira de obter os benefícios que eles oferecem. No entanto, isso não é uma boa ideia para o óleo de rícino. O óleo de rícino tem uma consistência diferente de outros óleos capilares comuns como o óleo de jojoba, o óleo de amêndoas ou o óleo de coco. Combiná-los pode tornar a mistura difícil de remover mesmo após um bom enxágue. Isso pode deixar seu cabelo oleoso e com aspecto sujo mesmo depois de lavá-lo. Portanto, é importante manter o óleo de rícino longe de outros óleos ao usar em seu cabelo.

Aplique-o com Cuidado

O óleo de rícino é muito potente, então é importante ter cuidado ao aplicá-lo no cabelo. A maioria das fontes recomendam misturar o óleo de rícino com um óleo mais leve como o óleo de oliva ou de amêndoas para diluí-lo. Isso pode ajudar a diminuir os efeitos irritantes que o óleo puro tende a causar. É importante também aplicar o óleo do comprimento do cabelo até as pontas, para evitar sobrecarregar o couro cabeludo. Se você aplicar o óleo apenas no couro cabeludo, isso pode levar a irritação da pele, couro cabeludo oleoso e cabelo pesado.

Não Deixe Por Muito Tempo

Ao contrário de outros óleos capilares que você pode deixar por algumas horas ou até mesmo durante a noite para obter os seus benefícios, de acordo com a American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia), usar o óleo de rícino por mais de quinze minutos é ineficaz, pois não tem tempo suficiente para absorver nos poros do cabelo. Além disso, ele tende a ser muito denso e pode aumentar o peso do cabelo deixando-o opaco, então você não deve usá-lo por muito tempo.

Não Use com Frequência

O óleo de rícino contém muitas propriedades nutritivas, porém, não é recomendado usá-lo todos os dias. Estudos mostram que se você usar óleo de rícino com muita frequência, ele pode pesar o cabelo e deixá-lo sem brilho. Além disso, usar óleo de rícino com frequência também pode aumentar o excesso de oleosidade ao longo do tempo.

Não Compre Produtos de Baixa Qualidade

Com qualquer outro produto nos cuidados com o cabelo, é importante usar produtos de boa qualidade. O óleo de rícino não é diferente. É importante estar ciente de que produtos adulterados ou de baixa qualidade, às vezes, contêm conservantes ou outros ingredientes que podem ser prejudiciais para o seu cabelo. É importante que você procure por produtos naturais e verifique os rótulos antes de comprar para garantir que você esteja usando um produto de qualidade.

Não Aqueça o Óleo

Algumas vezes, você pode ler que aquecer o óleo de rícino pode ajudar a aumentar seus benefícios. No entanto, este método não é recomendado. Além de não ser necessário, pois o óleo já tem propriedades nutritivas, aquecer o óleo pode realmente diminuir o seu impacto e ser prejudicial a saúde do cabelo. Isso pode acontecer, pois quando aquecido na temperatura errada, o óleo pode queimar os poros do cabelo, danificando-o. Portanto, é importante não aquecer o óleo antes de aplicá-lo.

Não Se Encha de Esperanças

Quando usado corretamente, o óleo de rícino pode realmente trazer muitos benefícios para o seu cabelo. No entanto, ele não é uma solução milagrosa para todos os seus problemas capilares. O óleo de rícino pode ajudar a nutrir e hidratar o cabelo, mas não é capaz de curar outras condições como queda de cabelo, ou remover cicatrizes e manchas do couro cabeludo. Portanto, se você estiver sofrendo de quaisquer desses problemas, não espere que o óleo de rícino os resolva magica e instantaneamente.

Não use Óleo Puro

Normalmente, não é recomendado usar óleo de rícino puro no cabelo. O motivo disso é porque o óleo tende a ser muito denso e pode ser difícil de remover do cabelo. Isso pode levar à acúmulo, o que deixa o cabelo com aparência suja e pesada. Além disso, o óleo puro também pode levar a irritação, couro cabeludo oleoso, sobrecarga no couro cabeludo e outros problemas capilares.

Portanto, tome cuidado ao usar o óleo de rícino em seu cabelo e tome as precauções necessárias para usá-lo de forma segura. Não exagere na quantidade ou frequência de uso, certifique-se de diluí-lo com um óleo leve e, acima de tudo, procure por marcas de qualidade para garantir os melhores resultados.